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versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

MACHADO, JÚLIA TEIXEIRA et al. ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: A DIMENSÃO DA CIDADANIA INCORPORADA A PARTIR DE PROCESSOS EDUCADORES AMBIENTALISTAS. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.esp, pp.217-240. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2e217-240.

Este artigo enfatiza a importância de incorporar a cidadania como a dimensão fundamental do Programa Escolas Sustentáveis do governo federal, que atualmente conta com as dimensões gestão, currículo e espaços físicos. Para tanto, o trabalho apresenta o relato e a análise de três experiências com processos educadores ambientalistas em espaços formais, ocorridas em 2011 e 2012 em Piracicaba/SP, Americana/SP e Suzano/SP. Como referencial teórico, assume-se a cidadania compreendida dentro de uma perspectiva de construção de processos educadores ambientalistas. Assim, problematiza-se a maneira consensual como o tema é incorporado pela escola, alinhado ao próprio contexto de imaturidade democrática do Estado brasileiro. Defendemos a urgência de firmar uma educação democrática, política, cidadã e planetária no ensino formal. As experiências relatadas apresentam como potenciais comuns: a preocupação em se construir os processos formativos na caminhada coletiva, respeitando as particularidades de cada território; o desejo e esforço para envolver toda a comunidade local para além dos muros das escolas; e a inclusão dos sonhos e utopias dos(as) participantes. Como dificuldades recorrentes, há o enfraquecimento das parcerias ao longo do processo e a baixa institucionalização, dificultando a permanência e (re)construção contínua de processos educadores ambientalistas.

Palabras clave : CIDADANIA; ESCOLAS SUSTENTÁVEIS; ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS; EDUCAÇÃO AMBIENTAL; POLÍTICAS PÚBLICAS.

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