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versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
SILVEIRA, MILENA DOS SANTOS y BALDIN, NELMA. A CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA SAÚDE AMBIENTAL DA ESCOLA. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.esp, pp.263-284. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2e263-284.
Os docentes são fundamentais no reforço dos hábitos promotores da saúde ambiental da escola. Tendo em vista esta realidade, este artigo analisa a presença da Educação Ambiental nos documentos escolares e nas práticas pedagógicas de professores de escolas públicas municipais, buscando também identificar quais são as fontes de busca de informação sobre meio ambiente e saúde, bem como quais são os comportamentos em relação à educação e à saúde ambiental da escola, por parte desses docentes. Em uma abordagem qualitativa e caracterizada como do tipo etnográfico, o estudo foi realizado em oito escolas (zonas urbana e rural) e a população alvo foram 57 professores que lecionam nessas escolas. As análises foram baseadas nas respostas dadas a um questionário com questões abertas e na observação das pesquisadoras quanto ao espaço e entorno escolar. A internet foi apontada como a fonte de busca mais utilizada (80,7%). Além disso, verificou-se que os professores orientam constantemente os alunos para o uso racional da água durante a higienização das mãos, por exemplo. O estudo aqui apresentado é um fragmento de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a percepção ambiental, principalmente em relação à água, de professores de escolas municipais localizadas na área da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão do Norte em Joinville/SC.
Palabras clave : EDUCAÇÃO AMBIENTAL; SAÚDE AMBIENTAL; BACIA HIDROGRÁFICA.