SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issueESPThe contribution of the teaching work in the environmental health of the schoolEnvironmental education use of pesticides: the relations between the agricultural production model, the need for knowledge and the role of schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

LEITE, LAURINDA  and  DOURADO, LUÍS. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA FORMAÇÃO DE GRADUADOS EM EDUCAÇÃO. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.esp, pp.285-307. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2e285-307.

Os documentos produzidos no âmbito de diversas conferências internacionais têm salientado a importância que as universidades assumem na promoção da Educação Ambiental (EA) e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), sugerindo que devem, por um lado, desenvolver investigação nestes domínios e, por outro, reorientar os planos de estudos dos seus cursos, de forma a incluírem estas temáticas. Decorrentes destas orientações, reforçadas pelos documentos que suportam a proclamação da Década das Nações Unidas para a EA e a EDS, diversas universidades implementaram essa recomendação, em alguns casos criando disciplinas nessas áreas. Em Portugal, isso aconteceu na Universidade do Minho, que passou a incluir a disciplina de Educação e Desenvolvimento Sustentável no plano de estudos da licenciatura em Educação. Pretende-se que, após a frequência desta disciplina, os alunos, futuros Técnicos Superiores de Educação, sejam capazes de efetuar o diagnóstico de problemas socioeconomicos e ambientais, bem como de analisar e propor ações educativas capazes de minorá-los e/ou evitá-los. A investigação que aqui se relata analisa a evolução das conceções sobre EA e EDS, bem como a satisfação das expectativas de alunos daquele curso de graduação em Educação em face de questões a abordar em uma disciplina de EDS.

Keywords : EDUCAÇÃO AMBIENTAL; EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; CONCEÇÕES; EXPECTATIVAS; ENSINO SUPERIOR.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )