Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Comunicações
versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X
Resumo
LEITE, LAURINDA e DOURADO, LUÍS. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA FORMAÇÃO DE GRADUADOS EM EDUCAÇÃO. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.esp, pp.285-307. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2e285-307.
Os documentos produzidos no âmbito de diversas conferências internacionais têm salientado a importância que as universidades assumem na promoção da Educação Ambiental (EA) e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), sugerindo que devem, por um lado, desenvolver investigação nestes domínios e, por outro, reorientar os planos de estudos dos seus cursos, de forma a incluírem estas temáticas. Decorrentes destas orientações, reforçadas pelos documentos que suportam a proclamação da Década das Nações Unidas para a EA e a EDS, diversas universidades implementaram essa recomendação, em alguns casos criando disciplinas nessas áreas. Em Portugal, isso aconteceu na Universidade do Minho, que passou a incluir a disciplina de Educação e Desenvolvimento Sustentável no plano de estudos da licenciatura em Educação. Pretende-se que, após a frequência desta disciplina, os alunos, futuros Técnicos Superiores de Educação, sejam capazes de efetuar o diagnóstico de problemas socioeconomicos e ambientais, bem como de analisar e propor ações educativas capazes de minorá-los e/ou evitá-los. A investigação que aqui se relata analisa a evolução das conceções sobre EA e EDS, bem como a satisfação das expectativas de alunos daquele curso de graduação em Educação em face de questões a abordar em uma disciplina de EDS.
Palavras-chave : EDUCAÇÃO AMBIENTAL; EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; CONCEÇÕES; EXPECTATIVAS; ENSINO SUPERIOR.