SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPEDUCAÇÃO AMBIENTAL E PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA FORMAÇÃO DE GRADUADOS EM EDUCAÇÃOEDUCAÇÃO AMBIENTAL E VALORES NA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA: SENTIDOS CONSTRUÍDOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

FASSIS, FABIANA  e  CARVALHO, LUIZ MARCELO DE. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O USO DE AGROTÓXICOS: RELAÇÕES ENTRE O MODELO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA, A EXIGÊNCIA DO CONHECIMENTO E O PAPEL DA ESCOLA. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.esp, pp.309-334. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2e309-334.

A partir da dissertação de mestrado da primeira autora, procuramos explorar, neste artigo, aspectos relacionados com processos de construção de possíveis sentidos sobre a relação entre educação e o uso intensivo de agrotóxicos para a produção agrícola. A pesquisa teve como foco as relações entre Educação Ambiental e as possibilidades de formação política e construção da cidadania em contextos nos quais o uso intensivo de agrotóxicos é parte da realidade cotidiana de uma determinada população. As principais questões de pesquisa estão voltadas para tentativas de compreender quais os significados atribuídos por educadores de uma comunidade agrícola sobre a questão do uso de agrotóxicos nas lavouras, e ainda, que justificativas e argumentos sustentam os seus depoimentos e suas considerações sobre tais práticas. A abordagem histórico-cultural orientou o processo de produção, sistematização e análise dos dados, a partir de entrevistas com quatro agentes sociais envolvidos em atividades de Educação Ambiental em um município do interior paulista no qual a principal atividade econômica está relacionada com práticas de produção agrícola intensivas. A construção de sentidos a partir da análise das entrevistas permitiu-nos a proposição de quatro núcleos de significação. Neste artigo, dedicaremos especial atenção ao núcleo referente ao modelo de produção agrícola e ao uso de agrotóxicos.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO AMBIENTAL; EDUCADORES; ESCOLA; AGROTÓXICOS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )