SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPEDUCAÇÃO AMBIENTAL E O USO DE AGROTÓXICOS: RELAÇÕES ENTRE O MODELO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA, A EXIGÊNCIA DO CONHECIMENTO E O PAPEL DA ESCOLAAtividades que contribuem para promocão de uma nova cultura ambiental sobre o tema água índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

BONOTTO, DALVA MARIA BIANCHINI. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E VALORES NA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA: SENTIDOS CONSTRUÍDOS. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.esp, pp.335-361. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2e335-361.

Na medida em que reconhecemos a necessidade da mudança do sistema de valores hegemônico que subsidia o atual padrão insustentável de relação sociedade-natureza, interessa-nos investigar as possibilidades de as ideologias contra-hegemônicas fortalecerem-se. Os programas educativos deveriam contribuir com essa tarefa, aproximando os educandos de reflexões, posicionamentos e valores de interesse socioambiental, de forma a que as propostas e esses valores possam lhes “fazer algum sentido”. Assim, nos propusemos a investigar essa construção de sentidos por parte de professores interessados na Educação Ambiental. Objetivamos, neste texto, apresentar alguns sentidos produzidos por uma professora do Ensino Fundamental ao buscar incorporar em suas aulas o trabalho com a dimensão valorativa da temática ambiental. A prática da professora se mostrou impregnada do sentido de desafio, diante da tarefa de buscar ampliar o olhar de seus alunos – crianças – sobre um problema ambiental, de forma menos ingênua e mais crítica, segundo as compreensões que a própria educadora construíra a partir de seu processo formativo. Esse sentido foi temperado com sua intenção otimista de colaborar com o enfrentamento da crise ambiental e a transformação ambiental e social que almejamos.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO AMBIENTAL E VALORES; SENTIDOS; ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS).

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )