SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPEducación Ambiental y valores en la práctica de una maestra: sentidos producidosUn movimiento en dirección a los Espacios Educadores Sostenibles en la Pedagogia Montessori índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

CASTELLTOR, ALBA. Atividades que contribuem para promocão de uma nova cultura ambiental sobre o tema água. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.esp, pp.363-389. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2e363-389.

Aprender sobre ciclo da água e atuar responsavelmente requer propiciar um conhecimento complexo, levando em conta outros aspectos além de reduzir seu consumo. Em nosso país (Catalonia, Espanha), a temática da água se resume em saber interpretar uma representação do ciclo natural sendo dada sem integrar a circulação da água na cidade e de que forma a questão ambiental se limita a elencar ações para sua economia. Este enfoque faz com que algumas das dificuldades de compreensão e das visões alternativas do aluno do ensino primário não se superem e em muitos casos, continuem sem ser superadas até finalizar a educação obrigatória. A investigação realizada pode identificar as condições que contribuem para uma aprendizagem mais significativa sobre o contexto “água” a partir de uma visão científica e ambiental. Os resultados permitiram identificar algumas estratégias para que as atividades programadas sejam as mais significativas possíveis para a aprendizagem.

Palabras clave : EDUCAÇÃO AMBIENTAL; CICLO HIDROLÓGICO; CONSUMO DE ÁGUA; PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; PRIMEIRO CICLO DE ENSINO FUNDAMENTAL.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )