SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPEDUCAÇÃO AMBIENTAL E VALORES NA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA: SENTIDOS CONSTRUÍDOSUM MOVIMENTO EM DIREÇÃO AOS ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS NA PEDAGOGIA MONTESSORI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

CASTELLTOR, ALBA. Atividades que contribuem para promocão de uma nova cultura ambiental sobre o tema água. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.esp, pp.363-389. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2e363-389.

Aprender sobre ciclo da água e atuar responsavelmente requer propiciar um conhecimento complexo, levando em conta outros aspectos além de reduzir seu consumo. Em nosso país (Catalonia, Espanha), a temática da água se resume em saber interpretar uma representação do ciclo natural sendo dada sem integrar a circulação da água na cidade e de que forma a questão ambiental se limita a elencar ações para sua economia. Este enfoque faz com que algumas das dificuldades de compreensão e das visões alternativas do aluno do ensino primário não se superem e em muitos casos, continuem sem ser superadas até finalizar a educação obrigatória. A investigação realizada pode identificar as condições que contribuem para uma aprendizagem mais significativa sobre o contexto “água” a partir de uma visão científica e ambiental. Os resultados permitiram identificar algumas estratégias para que as atividades programadas sejam as mais significativas possíveis para a aprendizagem.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO AMBIENTAL; CICLO HIDROLÓGICO; CONSUMO DE ÁGUA; PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; PRIMEIRO CICLO DE ENSINO FUNDAMENTAL.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )