SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPAtividades que contribuem para promocão de uma nova cultura ambiental sobre o tema água índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

SILVA, MÁRCIA PEREIRA DA  e  GUERRA, ANTONIO FERNANDO SILVEIRA. UM MOVIMENTO EM DIREÇÃO AOS ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS NA PEDAGOGIA MONTESSORI. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.esp, pp.391-413. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2e391-413.

Apresenta-se aqui o resultado da pesquisa feita em uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental de São José/SC que objetivou verificar as contribuições da Pedagogia Montessori às dimensões da escola como um Espaço Educador Sustentável (EES). Revisitaram-se as ideias de educadores que pensaram uma escola à realidade da educação de seu tempo histórico e cultural, especialmente as de Maria Montessori. Na educação ambiental, destacaram-se a sustentabilidade, a escola sustentável e o nosso modo de ser, estar e permanecer na “casa de vida”, sob o olhar de Sauvè, Sato e outros autores. Ancorou-se no campo filosófico em Foucault, com seu entendimento sobre os discursos historicamente instalados sobre a verdade. A pesquisa evidenciou que a escola em foco está em processo de transição de constituir um EES quanto à dimensão do currículo, do projeto político pedagógico e da interação escola-comunidade e em virtude de seus caminhos e escolhas; entretanto, algumas limitações existem, principalmente no espaço arquitetônico. Nas falas da comunidade escolar, viu-se que a escola busca criar seu próprio caminho, suas próprias estradas e, embora não apresente total consonância entre sua proposta e os objetivos do Programa Nacional Escolas Sustentáveis, ambos possuem aspectos em comum. Concluiu-se que o projeto do Centro Educacional Maria Montessori continua se efetivando entre saberes e fazeres da Pedagogia Montessori.

Palavras-chave : ESPAÇO EDUCADOR SUSTENTÁVEL; CURRÍCULO; GESTÃO; ESPAÇO FÍSICO; PEDAGOGIA MONTESSORI.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )