SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADE REAL DE MUDANÇAOU SINTOMA DE INTENSIFICAÇÃO? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

BERNARDO, RENATA  e  NACARATO, ADAIR MENDES. EU PROCURO PROPORCIONAR ALGO DE BOM ÀS CRIANÇAS: A TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA INICIANTE E A SUPERAÇÃO DE MARCAS NEGATIVAS DA MATEMÁTICA ESCOLAR. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.5-21. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p5-21.

Este texto, que analisa a trajetória de uma professora egressa do curso de Pedagogia, em início de carreira, é parte da pesquisa de doutoramento da primeira autora. A pesquisa centra-se na trajetória de formação, com a inserção no ensino superior, e a sua relação dessa trajetória com a matemática escolar. Para o presente artigo, privilegiou-se o percurso de uma das participantes da pesquisa que, ao concluir o curso de Pedagogia, iniciou sua atuação docente. A metodologia do estudo pautou-se na entrevista narrativa como instrumento de produção de dados para estudos de abordagem biográfica. Nesse sentido, o artigo traz a narrativa de vida da referida aluna, com o objetivo de analisar sua trajetória como estudante e como professora iniciante, com o intuito de conhecer as marcas de sua trajetória de formação: seu processo de escolarização, a escolha do curso de Pedagogia, sua inserção na universidade e seu processo de inserção na carreira docente. O ingresso no ensino superior, para Edjane, não apenas representou a porta de entrada para uma profissão, mas propiciou momentos de superação, conquistou seu espaço, revelando seus valores éticos e morais, constituindo-se professora e avaliando as práticas que havia vivenciado quando estudante da escola básica, possibilitando que superasse as marcas deixadas pela matemática escolar, assumindo uma postura diferente com seus alunos. Assim, ela tem agido como professora em início de carreira.

Palavras-chave : TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO; INÍCIO DE CARREIRA; MATEMÁTICA ESCOLAR.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )