SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1EU PROCURO PROPORCIONAR ALGO DE BOM ÀS CRIANÇAS: A TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA INICIANTE E A SUPERAÇÃO DE MARCAS NEGATIVAS DA MATEMÁTICA ESCOLAREl aprendizaje de ser profesor en inicio de carrera índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

SILVA, ANDRÉA OLIVEIRA  y  TORTELLA, JUSSARA CRISTINA BARBOZA. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADE REAL DE MUDANÇAOU SINTOMA DE INTENSIFICAÇÃO?. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.23-40. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p23-40.

O presente artigo discute a formação continuada de professores, procurando analisar de que forma ela tem se configurado e como tem contribuído (ou como poderia efetivamente contribuir) para o trabalho desenvolvido na escola. Como pano de fundo para esta análise utilizaremos, principalmente, as ideias de Hargreaves, no sentido de buscar explicar a formação continuada a partir do conceito de intensificação e da ideia de mudança, ambas discutidas por ele na obra Os professores em tempos de mudança. A pergunta que norteia o texto pode ser formulada nestes termos: a formação continuada constitui-se, atualmente, como mais um elemento do processo de intensificação do trabalho docente ou como possibilidade real de desenvolvimento profissional, pessoal e, em última análise, como uma possibilidade de mudança? Como resultado, acreditamos que a formação continuada pode contribuir para a mudança, desde que esta represente a vontade de mudança dos professores, que emerge das necessidades reais de seu trabalho e não como imposição externa.

Palabras clave : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; FORMAÇÃO CONTINUADA; INTENSIFICAÇÃO; MUDANÇA.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )