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versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

SOUZA, KARINA SILVA MOLON DE et al. A APRENDIZAGEM DE SER PROFESSOR EM INÍCIO DE CARREIRA. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.41-63. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p41-63.

No contexto atual, os professores do Ensino Superior enfrentam grandes desafios em torno da formação para o exercício dessa atividade profissional. Nesse sentido, a pouca oferta de uma formação pedagógica para esse nível de ensino tem nos induzido a refletir sobre a aprendizagem da docência como um processo em construção ao longo da carreira, comportando movimentos construtivos e ambiência positiva. Assim, a discussão aqui apresentada envolve o relato de três experiências de observação em classes de ensino realizadas numa Instituição de Ensino Superior Comunitária da cidade de Santa Maria-RS. Para tanto, os objetivos do trabalho foram: compreender os percursos vinculados às trajetórias formativas e analisar os aspectos profissionais, pessoais e institucionais empregados no desenvolvimento profissional que incidiram na aprendizagem da docência. Ademais, como instrumentos de pesquisa, foram utilizados entrevistas e o memorial descritivo, considerando a abordagem investigativa de cunho narrativo e a perspectiva textual discursiva como o alicerce para a análise das vozes dos docentes. Nessa medida, compreendemos que a atividade de narrar as trajetórias formativas é capaz de produzir, no docente, uma atividade reflexiva indispensável à constituição do ser professor, tendo em vista que o conhecimento advém da experiência, integrando a epistemologia da prática. Dessa forma, o resgate da trajetória formativa traz à tona o movimento construtivo dessa nova identidade, “tornar-se professor universitário”, considerando a transição de profissionais da educação para docentes em formação e construção de uma autonomia profissional.

Palavras-chave : APRENDIZAGEM DOCENTE; INÍCIO DA CARREIRA; TRAJETÓRIAS FORMATIVAS.

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