SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1A APRENDIZAGEM DE SER PROFESSOR EM INÍCIO DE CARREIRAESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA ESCOLA A PARTIR DE DIFERENTES EXPERIÊNCIAS NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

DIAZ, JOSE ANTONIO RAMIREZ. Análise das desigualdades no ensino superior do México para apresentar um modelo teórico multidimensional da equidade na educação. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.65-89. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p65-89.

O padrão histórico de distribuição da riqueza no México tem a intenção de preservar a pobreza e aumentar a desigualdade social entre a população, as diferenças também se tornam visíveis nos indicadores de educação dos Estados. A intervenção homogênea e convencional do governo nessa situação é agravada pelos fracos resultados alcançados em questões sociais e educacionais. Portanto, uma revisão da abordagem teórica e metodológica com a qual o Governo Federal resolve os problemas de equidade é necessária. Neste texto, a partir de uma filosofia política com base em uma definição, uma perspectiva de equidade densa é elaborada e, através de uma matriz conceitual, a proposta de aplicação é mostrada como uma ferramenta para a crítica educacional das desigualdades. A parte final do documento ilustra, no sentido prático, as consequências de não adotar uma abordagem integrada e participativa na elaboração de políticas públicas.

Palavras-chave : FILOSOFIA POLÍTICA; POLÍTICA DA EDUCAÇÃO; POBREZA; EQUIDADE NA EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO SUPERIOR.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )