SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1ANÁLISIS DE LAS INEQUIDADES EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR DE MÉXICO PARA INTRODUCIR UN MODELO TEÓRICO MULTIDIMENSIONAL DE EQUIDAD EN EDUCACIÓNLa evaluación de la contribucióndelprogramamáseducación para la educación primaria pública: estudio de caso de Rio Verde (GO) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

BERGO, LUISA FOPPA  y  RAMOS, GÉSSICA. ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA ESCOLA A PARTIR DE DIFERENTES EXPERIÊNCIAS NO BRASIL. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.91-106. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p91-106.

A escola pública brasileira tem se deparado, com certa frequência, com propostas, projetos e outras experiências que objetivam a expansão do tempo do aluno na escola, notadamente por meio da criação de escolas de tempo integral. Essa expansão é prevista na LDB 9.394/96 e, atualmente, configura-se como meta no Plano Nacional de Educação (2014-2024), recentemente aprovado pela Lei nº. 13.005/14. Assim, considerando-se a atualidade do tema e a forte tendência da ampliação do tempo escolar das crianças, este artigo teve como foco de estudo experiências de escolas em tempo integral no Brasil, dando destaque a duas delas em particular: a do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, por seu pioneirismo, e da Escola de Tempo Integral Paulista, por sua contemporaneidade na história brasileira. Buscou-se, desse modo, refletir sobre o papel da escola a partir das referidas experiências educacionais. Para tanto, foram utilizados como recursos de estudo a análise bibliográfica e documental. Verificou-se que existe uma relação explícita entre o aumento de tempo escolar e o aumento de funções da escola, sobretudo no campo assistencial, no desenvolvimento dos projetos de tempo integral, ao longo da história brasileira.

Palabras clave : ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL; CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO; ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL PAULISTA; PAPEL DA ESCOLA.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )