SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Análise das desigualdades no ensino superior do México para apresentar um modelo teórico multidimensional da equidade na educaçãoAVALIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMAMAIS EDUCAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO: ESTUDO DE CASO DE RIO VERDE (GO) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

BERGO, LUISA FOPPA  e  RAMOS, GÉSSICA. ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA ESCOLA A PARTIR DE DIFERENTES EXPERIÊNCIAS NO BRASIL. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.91-106. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p91-106.

A escola pública brasileira tem se deparado, com certa frequência, com propostas, projetos e outras experiências que objetivam a expansão do tempo do aluno na escola, notadamente por meio da criação de escolas de tempo integral. Essa expansão é prevista na LDB 9.394/96 e, atualmente, configura-se como meta no Plano Nacional de Educação (2014-2024), recentemente aprovado pela Lei nº. 13.005/14. Assim, considerando-se a atualidade do tema e a forte tendência da ampliação do tempo escolar das crianças, este artigo teve como foco de estudo experiências de escolas em tempo integral no Brasil, dando destaque a duas delas em particular: a do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, por seu pioneirismo, e da Escola de Tempo Integral Paulista, por sua contemporaneidade na história brasileira. Buscou-se, desse modo, refletir sobre o papel da escola a partir das referidas experiências educacionais. Para tanto, foram utilizados como recursos de estudo a análise bibliográfica e documental. Verificou-se que existe uma relação explícita entre o aumento de tempo escolar e o aumento de funções da escola, sobretudo no campo assistencial, no desenvolvimento dos projetos de tempo integral, ao longo da história brasileira.

Palavras-chave : ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL; CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO; ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL PAULISTA; PAPEL DA ESCOLA.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )