SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA ESCOLA A PARTIR DE DIFERENTES EXPERIÊNCIAS NO BRASILPOLÍTICAS PÚBLICAS E HOMOFOBIA: DIÁRIO DE CAMPO EM UMA ESCOLA DESTINADA AO PÚBLICO LGBTTT índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

MOREIRA, SEBASTIANA APARECIDA  e  BERTOLIN, JULIO CESAR GODOY. AVALIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMAMAIS EDUCAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO: ESTUDO DE CASO DE RIO VERDE (GO). Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.107-125. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p107-125.

A qualificação do Ensino Fundamental público é um dos maiores desafios contemporâneos da educação no Brasil. Nos últimos anos, o governo federal e os governos municipais e estaduais têm envidado esforços para melhorar os fatores que contribuem para a aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, um dos mais importantes e arrojados projetos é o Programa Mais Educação (PME), que se baseia na ideia de educação integral, por meio de escola de tempo integral. Desde o início, em 2008, mais de 15 mil escolas, em centenas de municípios do país, implementaram o referido programa. Mas será que o programa está obtendo êxito e alcançando os seus objetivos? Será que ele está ajudando a melhorar a aprendizagem? Buscando respostas para tais questões, este artigo apresenta uma avaliação do PME por intermédio de um estudo de caso na cidade de Rio Verde (GO). Não obstante as incertezas do IDEB, a percepção dos alunos, monitores, professores e gestores indica que o programa está obtendo êxito e atingindo os seus objetivos.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO INTEGRAL; ENSINO FUNDAMENTAL; ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL; PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )