SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1AVALIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMAMAIS EDUCAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO: ESTUDO DE CASO DE RIO VERDE (GO)ESCOLA E PRECONCEITO: ESTUDO SOBRE O PRECONCEITO CONTRA A ORIGEM GEOGRÁFICA E DE LUGAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

SILVA, RENAN ANTÔNIO. POLÍTICAS PÚBLICAS E HOMOFOBIA: DIÁRIO DE CAMPO EM UMA ESCOLA DESTINADA AO PÚBLICO LGBTTT. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.127-148. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p127-148.

Algumas das políticas públicas inseridas no Governo Federal têm como finalidade sanarquestões relativas à homofobia no ambiente escolar. O Programa Federal Brasil “Sem Homofobia” foi lançado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) em 2004, por meio do Conselho Nacional de Combate à Discriminação (CNCD). Esse programa tem como objetivo combater a violência e a discriminação contra o grupo LGBT e promover a cidadania homossexual, questionando temas relativos à homossexualidade em todos os ministérios do Governo, além de propor políticas que apreciem essa população nas mais variadas esferas, entre elas a educação. No âmbito dessas políticas, foi criada em Campinas-SP uma escola voltada para o público LGBT, chamada E-JOVEM. Desse modo, este artigo objetivaconhecer a realidade vivida pelos alunos e professores nessa referida escola e as possíveis transformações experimentadastanto no âmbito pessoal (aprendizagem, liberdade, entre outros) quanto no âmbito coletivo, relativo ao combate à homofobia.A coleta de dados aconteceu em duas etapas: inicialmente foram realizadas observações participantes no ambiente escolar, e em seguida foram feitas entrevistas semiestruturadas com docentes e discentes da escola. Os resultados preliminares apontam que se afirmar gay ou lésbica é dizer, em princípio, que não viverá segundo o natural e o convencional, que irá experimentar uma forma nova de casamento e família, que não a esperada por pais, tios, avós etc. Quem se assume homossexual espera apoio, amor, aceitação e respeito, é nítido esse anseio por parte dos alunos.Assumir-se homossexual é correr o risco de se tornar estrangeiro, de desabrigar-se, de lutar pela própria sobrevivência.

Palavras-chave : HOMOFOBIA; EDUCAÇÃO; POLÍTICASPÚBLICAS; DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL; DESENVOLVIMENTO COMO LIBERDADE.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )