SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1CONTEXTOS INCLUSIVOS: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTEIGREJA POSITIVISTA DO BRASIL: NOTAS SOBRE O IDEÁRIO EDUCACIONAL (1881-1927) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

GONCALVES, TAÍSA GRASIELA GOMES LIDUENHA  e  CAIADO, KATIA REGINA MORENO. A EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA EM DOIS ASSENTAMENTOS PAULISTAS. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.177-193. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p177-193.

O objetivo deste estudo foi analisar, sob o enfoque da Educação Especial, a organização de um Projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) desenvolvido em dois assentamentos paulistas. Os procedimentos metodológicos se pautaram na análise documental do PRONERA e do Projeto de EJA realizado no Estado de São Paulo e entrevistas com as pessoas que participaram desse Projeto. Os resultados indicam que no Projeto de EJA nos dois assentamentos houve a presença de alunos com e sem deficiência, com o perfil de trabalhadores, excluídos de um processo de escolarização na idade escolar. Com relação às condições do trabalho docente, foram desenvolvidas as possibilidades e dificuldades encontradas na vigência do Projeto, com o exercício de diversas funções. Verificou-se uma infraestrutura precária, como é a realidade de muitas escolas públicas no Brasil. Conclui-se que o PRONERA apresenta uma omissão ao não atentar-se à educação para as pessoas com deficiência em áreas rurais. Este estudo e outros podem contribuir para alertar os movimentos sociais, a academia científica e educadores (as) a respeito da educação inclusiva no contexto rural.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO ESPECIAL; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; EDUCAÇÃO NO CAMPO.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )