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versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

SILVA, JOÃO CARLOS DA. IGREJA POSITIVISTA DO BRASIL: NOTAS SOBRE O IDEÁRIO EDUCACIONAL (1881-1927). Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.195-213. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p195-213.

O presente artigo discute a Igreja Positivista, no contexto da história da educação. No Brasil, o positivismo, em sua faceta mais ortodoxa, desenvolveu-se por intermédio de Miguel Lemos (1854-1917) e Teixeira Mendes (1855-1927), fundadores e intérpretes. Reformar as instituições foi uma das principais bandeiras dos seus seguidores, cabendo à educação a tarefa de auxiliar a formação de novos hábitos, da mente e do caráter. Defendiam uma educação pública, doméstica, não obrigatória, tendo a mulher como agente educativa. Expressavam uma sociedade direcionada para a instalação de uma ordem livre, cujo conteúdo estava carregado pela formação moral. O desenvolvimento da nacionalidade era traço importante nesse projeto. A educação é eminentemente uma ação política com a função de regeneração do homem e a sociedade calcada em uma ampla reforma das instituições. A massa documental junto ao arquivo da instituição coloca-se como um potencial importante de pesquisa a ser explorado por aqueles que navegam pela história da educação.

Palavras-chave : IGREJA POSITIVISTA; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; IDEÁRIO EDUCACIONAL.

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