SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Iglesia Positivista De Brasil: Notas Ideas Educativas (1881-1927)Los saberes de la experiencia y la construcción de la poetica docente para el ensino del arte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

BERTI, ANDREZA OLIVEIRA. CINEMA E EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÃO ENTRE INFÂNCIAS. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.215-224. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p215-224.

Este artigo visa estabelecer uma aproximação entre as infâncias visibilizadas no cinema oriental, no filme O Que Eu Mais Desejo (2011), do diretor japonês Hirokazu Kore-Eda, e no cinema latino-americano, no filme Cien Niños Esperando un Tren (1987), do diretor chileno Ignacio Agüero. Entendemos a infância como condição da experiência e como categoria plural que é atravessada pelos diversos tempos e espaços, não se limitando às cronologias e prescrições. Por meio das experiências da infância evidenciadas em cada projeto fílmico, analisaremos esses diferentes contextos, como alerta o filósofo Rancière (2009), de dar a ver, e atribuir significado à existência das coisas do mundo. Um mundo profundamente assinalado por dimensões políticas e estéticas. Na interlocução com esse olhar sensível, desejamos destacar a alteridade e a diferença como conceitos relevantes, para o reconhecimento do “outro” como potente em si mesmo nos processos educativos que têm como foco o “outro” infante em sua diferença. Para potencializar o encontro, são convidados para essa conversa autores como Deleuze e Guattari, Gallo, Kastrup, Kohan e Rancière.

Palabras clave : CINEMA; EDUCAÇÃO; INFÂNCIA; ALTERIDADE; DIFERENÇA.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )