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versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

BERTI, ANDREZA OLIVEIRA. CINEMA E EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÃO ENTRE INFÂNCIAS. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.215-224. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p215-224.

Este artigo visa estabelecer uma aproximação entre as infâncias visibilizadas no cinema oriental, no filme O Que Eu Mais Desejo (2011), do diretor japonês Hirokazu Kore-Eda, e no cinema latino-americano, no filme Cien Niños Esperando un Tren (1987), do diretor chileno Ignacio Agüero. Entendemos a infância como condição da experiência e como categoria plural que é atravessada pelos diversos tempos e espaços, não se limitando às cronologias e prescrições. Por meio das experiências da infância evidenciadas em cada projeto fílmico, analisaremos esses diferentes contextos, como alerta o filósofo Rancière (2009), de dar a ver, e atribuir significado à existência das coisas do mundo. Um mundo profundamente assinalado por dimensões políticas e estéticas. Na interlocução com esse olhar sensível, desejamos destacar a alteridade e a diferença como conceitos relevantes, para o reconhecimento do “outro” como potente em si mesmo nos processos educativos que têm como foco o “outro” infante em sua diferença. Para potencializar o encontro, são convidados para essa conversa autores como Deleuze e Guattari, Gallo, Kastrup, Kohan e Rancière.

Palavras-chave : CINEMA; EDUCAÇÃO; INFÂNCIA; ALTERIDADE; DIFERENÇA.

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