SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1CINEMA E EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÃO ENTRE INFÂNCIASEDUCAÇÃO E TRABALHO DOCENTE À LUZ DOS CONCEITOS DE SEMIFORMAÇÃO E INDÚSTRIA CULTURAL: IMPLICAÇÕES NA CONTEMPORANEIDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

PORTELA, MARIA BRÍGIDA VALENTIM; SANTOS, GENIVALDO DE SOUZA  e  GEBRAN, RAIMUNDA ABOU. OS SABERES DA EXPERIÊNCIA E A CONSTRUÇÃO DA POÉTICA DOCENTE PARA O ENSINO DE ARTE. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.225-238. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p225-238.

O presente artigo sintetiza as ideias desenvolvidas na pesquisa de mestrado intitulada O lócus da experiência na construção da poética docente para o ensino de arte, e tem como objetivo refletir sobre o impacto dos saberes da experiência na construção da poética docente para o ensino de arte na contemporaneidade. De modo específico, problematizaremos o conceito de experiência, que na filosofia contemporânea foi valorizado e constituído objeto dileto nas pesquisas da Filosofia da Educação, por sua importância no desenvolvimento de práticas educativas sensíveis, que valorizam a expressão pessoal, a singularidade, a diversidade e a transculturalidade, que possa ser nela mesma possibilidade, criação, invenção, acontecimento, poética. Balizamos nossas reflexões especialmente em Larrosa (2014), Pagni e Gelamo (2010), Barbosa (2006, 2010), Aguirre (2009), Masschelein (2008). Metodologicamente, pautamos a presente pesquisa no levantamento e análise bibliográfica, no contexto da abordagem qualitativa. Consideramos, à guisa de conclusão, que os saberes da experiência podem potencializar a dimensão humana da educação a favor de uma ação docente criativa, singular e ética.

Palavras-chave : EXPERIÊNCIA; ENSINO; ARTE.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )