SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Knowledge of the knowledge of the experience and the construction of teacher’s poetic art educationAbout chests, cabinets and racks: treading paths between pre-modernity, solid modernity and liquid modernity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

OLIVEIRA, MARTA REGINA FURLAN DE  and  BUENO, SINÉSIO FERRAZ. EDUCAÇÃO E TRABALHO DOCENTE À LUZ DOS CONCEITOS DE SEMIFORMAÇÃO E INDÚSTRIA CULTURAL: IMPLICAÇÕES NA CONTEMPORANEIDADE. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.239-248. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p239-248.

O presente texto tem o objetivo de desenvolver um estudo reflexivo sobre a educação e o trabalho docente à luz dos conceitos de semiformação e indústria cultural. A abordagem teórico-metodológica está pautada em Adorno e Horkheimer, que discutem a educação e o processo de formação e semiformação na contemporaneidade. Para esses pensadores, é desafio emergente refletir acerca das possibilidades de resistência à barbárie na educação, como processo de tomada de consciência e autocrítica. Concordando com esse enfoque, entendemos que os profissionais dedicados ao trabalho docente devem estar conscientes dos obstáculos semiformativos inerentes à educação contemporânea.

Keywords : EDUCAÇÃO; SEMIFORMAÇÃO; TRABALHO DOCENTE.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )