SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Los saberes de la experiencia y la construcción de la poetica docente para el ensino del arteAcerca de baúles, armarios y percheros: recorriendo caminos entre la premodernidad, modernidad sólida y modernidad líquida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

OLIVEIRA, MARTA REGINA FURLAN DE  y  BUENO, SINÉSIO FERRAZ. EDUCAÇÃO E TRABALHO DOCENTE À LUZ DOS CONCEITOS DE SEMIFORMAÇÃO E INDÚSTRIA CULTURAL: IMPLICAÇÕES NA CONTEMPORANEIDADE. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.239-248. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p239-248.

O presente texto tem o objetivo de desenvolver um estudo reflexivo sobre a educação e o trabalho docente à luz dos conceitos de semiformação e indústria cultural. A abordagem teórico-metodológica está pautada em Adorno e Horkheimer, que discutem a educação e o processo de formação e semiformação na contemporaneidade. Para esses pensadores, é desafio emergente refletir acerca das possibilidades de resistência à barbárie na educação, como processo de tomada de consciência e autocrítica. Concordando com esse enfoque, entendemos que os profissionais dedicados ao trabalho docente devem estar conscientes dos obstáculos semiformativos inerentes à educação contemporânea.

Palabras clave : EDUCAÇÃO; SEMIFORMAÇÃO; TRABALHO DOCENTE.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )