SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1OS SABERES DA EXPERIÊNCIA E A CONSTRUÇÃO DA POÉTICA DOCENTE PARA O ENSINO DE ARTESOBRE BAÚS, ARMÁRIOS E CABIDEIROS: TRILHANDO CAMINHOS ENTRE A PRÉ-MODERNIDADE, MODERNIDADESÓLIDA E MODERNIDADE LÍQUIDA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

OLIVEIRA, MARTA REGINA FURLAN DE  e  BUENO, SINÉSIO FERRAZ. EDUCAÇÃO E TRABALHO DOCENTE À LUZ DOS CONCEITOS DE SEMIFORMAÇÃO E INDÚSTRIA CULTURAL: IMPLICAÇÕES NA CONTEMPORANEIDADE. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.239-248. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p239-248.

O presente texto tem o objetivo de desenvolver um estudo reflexivo sobre a educação e o trabalho docente à luz dos conceitos de semiformação e indústria cultural. A abordagem teórico-metodológica está pautada em Adorno e Horkheimer, que discutem a educação e o processo de formação e semiformação na contemporaneidade. Para esses pensadores, é desafio emergente refletir acerca das possibilidades de resistência à barbárie na educação, como processo de tomada de consciência e autocrítica. Concordando com esse enfoque, entendemos que os profissionais dedicados ao trabalho docente devem estar conscientes dos obstáculos semiformativos inerentes à educação contemporânea.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO; SEMIFORMAÇÃO; TRABALHO DOCENTE.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )