SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Educación y enseñanza profesional a la luz de los conceptos semiformación y culturales de la industria: implicaciones para contemporáneo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

BALISCEI, JOÃO PAULO; TERUYA, TERESA KAZUKO  y  STEIN, VINÍCIUS. SOBRE BAÚS, ARMÁRIOS E CABIDEIROS: TRILHANDO CAMINHOS ENTRE A PRÉ-MODERNIDADE, MODERNIDADESÓLIDA E MODERNIDADE LÍQUIDA. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.249-266. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p249-266.

Neste artigo, nosso objetivo é apresentar e discutir acerca dos atributos da pré-modernidade, da modernidade sólida e da modernidade líquida, assim como ressaltar as características identitárias dos sujeitos que nelas viveram/vivem. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica a partir das reflexões de Bauman (2007; 2010; 2013a; 2013b), Corazza (2007), Gatti (1999; 2005) Giroux (1995; 2001; 2012), Hall (1997; 2003; 2006; 2012), Kellner (2001; 2012) e Silva (2006; 2012) que debatem sobre a contemporaneidade, relacionando-a com momentos vividos. Nossas considerações são as de que a pré-modernidade, a modernidade sólida e a modernidade líquida apresentam concepções distintas da identidade. Concepções essas que não são inalteráveis e naturais, mas sim resultados da criação social e legitimadas por meio de ações e contextos culturais. Especialmente na modernidade líquida, identidade e diferença são dependentes uma da outra, ambas não são espontâneas, não são elementos que sempre existiram e que por isso precisam ser tolerados e repetidos – ao contrário, são resultados da criação social que podem ser debatidos.

Palabras clave : ESTUDOS CULTURAIS; IDENTIDADE; DIFERENÇA; PÓS-MODERNIDADE; CONTEM-PORANEIDADE.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )