SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2A COMUNICAÇÃO/EDUCAÇÃO FREIREANA NA PODOSFERA BRASILEIRA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

HASEGAWA, MIRIAN  e  BOCK, ANA MERCÊS BAHIA. AS SUBJETIVIDADES DOS ESTUDANTES NA ERA DA INTERNET. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.2, pp.7-27. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p7-27.

Com o objetivo de estudar como as tecnologias de informação e comunicação (TIC) afetam os modos de ser, pensar e viver dos jovens, foi realizada uma pesquisa a respeito da relação dos estudantes com a internet, analisando os sentidos constituídos por duas jovens de diferentes classes sociais na interação com a web. Considerou-se a desigualdade social como uma determinante que marca essas interações, pois partimos do pressuposto de que para entender a relação do homem com a tecnologia é preciso estudar essa relação dentro do contexto econômico, social e cultural em que esse sujeito está inserido. A partir da análise feita, percebeu-se que a desigualdade social influencia a diversidade que se alcança com o uso das TIC, mas, ao mesmo tempo, observaram-se muitas semelhanças dos sentidos e das contradições da internet para as duas jovens, como a incorporação orgânica da internet à vida social e escolar; a possibilidade de falarem de si com menos inibição e, por outro lado, o medo da exposição. Concluímos que o acesso às TIC pode ser um fator importante para evitar a ampliação da desigualdade social brasileira e que a escola tem papel importante na forma como as estudantes utilizam a web.

Palavras-chave : INTERNET; SUBJETIVIDADE; ESCOLA; ADOLESCÊNCIA; DESIGUALDADE SOCIAL.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )