SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2LAS SUBJETIVIDADES DE LOS ESTUDIANTES EN LA ERA DEL INTERNETEL PRINCIPIO ÉTICO DE LA RESPONSABILIDAD: LLAMAMIENTO POR UN ENSEÑANZA CIENTÍFICO PRUDENTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

FREIRE, EUGÊNIO PACCELLI AGUIAR. A COMUNICAÇÃO/EDUCAÇÃO FREIREANA NA PODOSFERA BRASILEIRA. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.2, pp.29-52. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.23n2p29-52.

O podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda, tem o seu cenário brasileiro – conhecido como podosfera – constituído por uma grande pluralidade de temas, abordagens e modos expressivos. É desenvolvido lá um fluxo de expressões realizadas tanto por aqueles que produzem seus programas, quanto pelos que direcionam respostas aos produtores. O cenário em questão suscita a necessidade de identificar e compreender um possível exercício de práticas comunicativas/educativas na podosfera, levando em conta a perspectiva de Paulo Freire (1971), para o qual a comunicação implica aproximação entre sujeitos para a elaboração conjunta do pensamento, sendo, portanto, um ato educativo. A investigação descrita partirá de uma observação participante da podosfera nacional centralizada em suas principais produções. Essas serão analisadas à luz do aludido referencial freireano. Ao final, foi constatado que as práticas corriqueiras da podosfera brasileira, embora apresentem significativas limitações educacionais, constituem-se como eminentemente comunicativas.

Palabras clave : PAULO FREIRE; PODCAST; TECNOLOGIA DE ORALIDADE; ORALIDADE DIGITAL.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )