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versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

SAHB, WARLLEY FERREIRA  y  ALMEIDA, FERNANDO JOSÉ DE. TECNOLOGIA COMO DIREITO: AS TDIC E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.2, pp.69-91. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.23n2p69-91.

O artigo traz à discussão a democratização do acesso às tecnologias e a sua apropriação como um direito humano. Além da discussão acerca da questão da apropriação da tecnologia, apresenta-se um recorte educacional escolar ao analisarmos a inserção e a aplicação dessas tecnologias nas dinâmicas escolares, procurando explicitar algumas das discussões políticas, econômicas e sociais implicadas nesse tipo de exame. A situação real da educação pública no país é a referência para se trazer o tema das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) para outra esfera que não a da simples, genérica e falsa afirmação de que é democratizante por essência e que estamos numa sociedade do conhecimento para todos. O olhar sobre as TDIC – como espaço de emancipação – é filosófico e econômico, advindo dos teóricos Álvaro Vieira Pinto, que nos dá a perspectiva filosófica do direito humano, e Amartya Sen, o qual defende que o exercício das liberdades e dos direitos antecede o do desenvolvimento econômico e social.

Palabras clave : CURRÍCULO; TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO; EDUCAÇÃO; DIREITOS HUMANOS.

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