SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2TECNOLOGÍA COMO UN DERECHO: LA TDIC Y LOS DESAFÍOS DE LA EDUCACIÓN ESCOLAREL PIBID Y LA PROFESIONALIZACIÓN DE SUPERVISORES DE ÁREA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

OLIVEIRA, MAÍSA APARECIDA  y  FERNANDES, MARIA CRISTINA SILVEIRA GALAN. SOCIALIZAÇÃO, EXPERIÊNCIAS EAGENTES-INTERLOCUTORES NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO: INTERFACES DA PRODUTIVIDADE ACADÊMICA. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.2, pp.93-107. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.23n2p93-107.

O trabalho objetiva analisar os impactos da produtividade acadêmica na formação dos estudantes, problematizando-se as dimensões social, ética e política da universidade, direcionadas para os seus espaços de socialização e formação. A pesquisa foi realizada com 120 estudantes de graduação dos Centros de Ciências Biológicas, Humanas e Exatas de uma instituição federal de ensino superior brasileira que responderam a um questionário. Posteriormente, 10% desses estudantes fizeram entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi balizada em Bourdieu e em perspectivas críticas de educação. A universidade legitima e reproduz as relações de dominação social, incidindo na maneira pela qual a trajetória escolar do estudante influencia na dinâmica de suas atividades na universidade, condicionando as escolhas e as atitudes no desenvolvimento de sua formação pessoal e profissional. Conclui-se que os estudantes têm incorporado a prática de produção do conhecimento que segue a lógica do trabalho intensificado e produtivista dos professores universitários, orientada pela mercantilização do conhecimento no contexto das políticas neoliberais. A atividade do estudante se reduz à atuação acadêmico-científica, com baixo índice de participação em grupos sociais de universitários.

Palabras clave : PRODUTIVIDADE DO ENSINO SUPERIOR; ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO; FORMAÇÃO ACADÊMICA.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )