SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2O PIBID E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOS SUPERVISORES DE ÁREAESTUDOS SOBRE O PROCESSO CRIATIVO – UM OLHAR SOBRE FRIDA KAHLO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

ALVARENGA, ANDRÉ MARTINS  e  TAUCHEN, GIONARA. ORGANIZAÇÕES QUE POTENCIALIZAM A INTERDISCIPLINARIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.2, pp.123-144. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.23n2p123-144.

Este trabalho tem como objetivo investigar e compreender as organizações propostas no âmbito da reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (LCE), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), que potencializam a construção de estratégias interdisciplinares, bem como as possíveis contribuições decorrentes para a formação dos professores. A pesquisa é de caráter qualitativo e participante. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete docentes que integravam o Núcleo Docente Estruturante (NDE), da LCE, no período de reconstrução do curso (2012-2014). Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir deste estudo, concluímos que existem organizações no curso de licenciatura em Ciências Exatas que potencializam a construção de estratégias interdisciplinares, e que podem contribuir com a formação dos professores na perspectiva da reintegração de saberes. São elas: práticas pedagógicas como componentes curriculares, estágios desde o início do curso, disciplinas como Integração das Ciências e diferentes licenciaturas integradas em uma única licenciatura.

Palavras-chave : CURRÍCULO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; INTERDISCIPLINARIDADE.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )