SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2STUDIES ON THE CREATIVE PROCESS – A LOOK AT FRIDA KAHLOTHE VIRTUE OF SPEECH: THE WORK OF SOCIAL TEACHERS WITH LITERATURE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

GROPPO, LUIS ANTONIO; FERNANDES, RENATA SIEIRO  and  SILVEIRA, MICAELLI. O PROGRAMA PROJOVEM, AS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS E A EDUCAÇÃO (NÃO) FORMAL. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.2, pp.167-185. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.23n2p167-185.

O artigo analisa os sentidos e as mudanças de formato que ocorreram no programa de caráter educativo proposto pelas PPJs (Políticas Públicas de Juventude), denominado de ProJovem Urbano, por meio de pesquisa bibliográfica, de documentos específicos e estudo de caso. A trajetória do ProJovem Urbano constitui-se em um interessante caso para analisar a natureza, os sentidos e as transformações das práticas educativas voltadas aos jovens das classes trabalhadoras no Brasil das últimas décadas. Programas educativos que inspiraram o ProJovem Urbano são, inicialmente, casos exemplares da formação do campo das práticas socioeducativas no Brasil e da sua relação com a educação não formal e a assistência social. Posteriormente, são exemplos também do esvaziamento da não formalidade que, em princípio, se esboçou nesse campo. Finalmente, o ProJovem Urbano busca caracterizar-se como uma ação vinculada à EJA (Educação de Jovens Adultos), voltada à certificação do Ensino Fundamental e a cursos de formação profissional. Atualmente, o ProJovem Urbano torna-se caso exemplar da variedade, fragmentação, instabilidade e mesmo irregularidade dos múltiplos programas voltados à EJA.

Keywords : JUVENTUDE; POLÍTICA PÚBLICA DA JUVENTUDE; AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )