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versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

FELIPPE, IRENE MONTEIRO  e  SZYMANSKI, LUCIANA. O PODER DA PALAVRA: O TRABALHO DE EDUCADORAS(ES) SOCIAIS COM A LITERATURA. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.2, pp.187-205. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.23n2p187-205.

A presente pesquisa investigou a prática de educadoras(es) da rede pública, a partir da contação de histórias e leitura de livros. A questão central foi: “Qual o sentido do trabalho com histórias infantis para um(a) educador(a) de um CRAS?” Assumiu-se como base teórico-metodológica a ideia de sentido e a discussão sobre a técnica proposta pela fenomenologia existencial de Heidegger. Em afinação com esse método, o procedimento utilizado foi a entrevista reflexiva realizada em encontros individuais com três educadores. A apropriação do trabalho pelas(os) educadoras(os) mostrou-se afetiva e satisfatória, mas também distante e insegura. As histórias foram compreendidas como fagulhas que transformam a maneira das crianças e das(os) educadoras(es) estarem no mundo. Dessa forma, a literatura atribuiu sentido para as crianças, em seus processos pedagógico, cultural e existencial e para as(os) educadoras(es), em seus processos profissional e existencial. Percebeu-se a abertura das(os) participantes para o trabalho e a criação de alternativas frente a obstáculos, como a desvalorização da profissão pelos gestores públicos e educadores e a ausência de formação e de profissionais de referência. Portanto, este estudo evidencia a necessidade de investigar a criação e o diálogo entre ações na rede assistencial apontando a importância do uso da literatura em espaços de educação não formal.

Palavras-chave : LITERATURA INFANTIL; EDUCADOR SOCIAL; FENOMENOLOGIA; ASSISTÊNCIA SOCIAL.

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