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Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

MAKIDA–DYONISIO, CRISTIANE; MARTINS, IDA CARNEIRO  and  GIMENEZ, ROBERTO ROBERTO. INCLUSÃO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO SOBRE A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.2, pp.207-224. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.23n2p207-224.

Reconhecidamente, o tema inclusão tem sido alvo de grande debate na Educação Básica brasileira, sobretudo após a década de 90. Em especial, podem ser identificados muitos dilemas e dúvidas acerca deste assunto. Um dos problemas que merecem destaque corresponde às eventuais dificuldades de adaptação apresentadas por crianças com deficiência em face das mudanças de ciclo. Este artigo tem como objetivo comparar o processo de inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Para tanto, é realizada uma discussão referente à educação inclusiva diante das recentes mudanças ocorridas na Educação Básica, como as mudanças de concepção para a Educação Infantil e a ampliação do Ensino Fundamental. São retratadas as diferenças programáticas entre esses níveis e suas respectivas implicações para a inclusão das crianças com necessidades especiais. De modo geral, também são destacadas distinções substanciais entre esses níveis de ensino, com ênfase para o relacionamento com a família, perfil dos professores, relação professor-aluno, orientação do projeto pedagógico e, até, as concepções dos diversos atores envolvidos no processo, destacando os seus efetivos impactos para a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais.

Keywords : INCLUSÃO; EDUCAÇÃO INFANTIL; ENSINO FUNDAMENTAL.

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