SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2SCHOOL INCLUSION: A REFLECTION ON EDUCATIO. TRANSITION FROM CHILDHOOD EDUCATION FOR ELEMENTAR SCHOOLPLAYING AS A SOCIAL PRACTICE IDENTIFIED IN A GROUP OF RURAL CHILDREN author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

SIMOES, REGINA  and  SALDANHA, GILDA MARIA MAIA MARTINS. PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE EM AMBIENTE HOSPITALAR: FACILIDADES E DIFICULDADES. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.2, pp.225-244. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.23n2p225-244.

O objetivo deste artigo é identificar as facilidades e as dificuldades da prática pedagógica docente com crianças em tratamento oncológico. Houve entrevistas com seis docentes e foram definidas duas categorias. Uma verificou que os conteúdos e objetivos educacionais da escolarização em ambiente hospitalar aproximam-se dos da escola regular, com adequações, devido às condições físicas e emocionais desses alunos. Outra mostrou que as dificuldades são em relação à leitura, memorização, concentração, avaliação, falta de material e espaço físico, enquanto que união e cooperativismo entre docentes, crianças e família são as facilidades. Concluímos que a prática é complexa e há necessidade de novas pesquisas para subsidiar os desafios desse ambiente.

Keywords : ESCOLA; HOSPITAL; CRIANÇA; PROFESSOR.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )