SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2LA INCLUSIÓN ESCOLAR: UNA REFLEXIÓN SOBRE TRANSICIÓN DE EDUCACIÓN INFANTIL PARA LA ESCUELA BÁSICAJUGANDO COMO UNA PRÁCTICA SOCIAL IDENTIFICADO EN UN GRUPO DE NIÑOS DE ZONAS RURALES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

SIMOES, REGINA  y  SALDANHA, GILDA MARIA MAIA MARTINS. PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE EM AMBIENTE HOSPITALAR: FACILIDADES E DIFICULDADES. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.2, pp.225-244. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.23n2p225-244.

O objetivo deste artigo é identificar as facilidades e as dificuldades da prática pedagógica docente com crianças em tratamento oncológico. Houve entrevistas com seis docentes e foram definidas duas categorias. Uma verificou que os conteúdos e objetivos educacionais da escolarização em ambiente hospitalar aproximam-se dos da escola regular, com adequações, devido às condições físicas e emocionais desses alunos. Outra mostrou que as dificuldades são em relação à leitura, memorização, concentração, avaliação, falta de material e espaço físico, enquanto que união e cooperativismo entre docentes, crianças e família são as facilidades. Concluímos que a prática é complexa e há necessidade de novas pesquisas para subsidiar os desafios desse ambiente.

Palabras clave : ESCOLA; HOSPITAL; CRIANÇA; PROFESSOR.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )