SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2INCLUSÃO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO SOBRE A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTALO BRINCAR COMO PRÁTICA SOCIAL IDENTIFICADO EM UM GRUPO DE CRIANÇAS DA ZONA RURAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

SIMOES, REGINA  e  SALDANHA, GILDA MARIA MAIA MARTINS. PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE EM AMBIENTE HOSPITALAR: FACILIDADES E DIFICULDADES. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.2, pp.225-244. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.23n2p225-244.

O objetivo deste artigo é identificar as facilidades e as dificuldades da prática pedagógica docente com crianças em tratamento oncológico. Houve entrevistas com seis docentes e foram definidas duas categorias. Uma verificou que os conteúdos e objetivos educacionais da escolarização em ambiente hospitalar aproximam-se dos da escola regular, com adequações, devido às condições físicas e emocionais desses alunos. Outra mostrou que as dificuldades são em relação à leitura, memorização, concentração, avaliação, falta de material e espaço físico, enquanto que união e cooperativismo entre docentes, crianças e família são as facilidades. Concluímos que a prática é complexa e há necessidade de novas pesquisas para subsidiar os desafios desse ambiente.

Palavras-chave : ESCOLA; HOSPITAL; CRIANÇA; PROFESSOR.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )