SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2LA PRÁCTICA PEDAGóGICA DE LOS DOCENTES EN LOS HOSPITALES: FACILIDADES Y DIFICULTADESESTRATEGIAS DE ENSEÑANZA Y RECURSOS MEDIATICOS PARA HACER FRENTE A LAS CUESTIONES RACIALES: RELATO DE UNA EXPERIENCIA EN LA ESCUELA PRIMARIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

ZANOTTO, LUANA et al. O BRINCAR COMO PRÁTICA SOCIAL IDENTIFICADO EM UM GRUPO DE CRIANÇAS DA ZONA RURAL. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.2, pp.245-260. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.23n2p245-260.

Esta pesquisa objetivou identificar e compreender os processos educativos construídos por crianças da zona rural, estudantes da escola urbana, durante o translado do ônibus escolar de ida para a escola e retorno para casa. O grupo de participantes foi composto por quatorze crianças entre 6 e 10 anos de idade, estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal situada no interior de São Paulo. Buscou-se fundamento metodológico na abordagem qualitativa de pesquisa com observação participante no interior do ônibus escolar rural. Para a sistematização das informações, foram feitos registros em diário de campo. Todo o material coletado foi interpretado e categorizado via análise de conteúdo. Os resultados revelam que o brincar apresenta-se como principal processo educativo verificado no interior do veículo. As crianças participantes vivenciaram experiências lúdicas, ensinando e aprendendo umas com as outras brincadeiras de seu cotidiano de vida, construíram expressões próprias do grupo como modo de comunicação e de identidade daquele coletivo. Questiona-se como esses processos educativos, em especial as experiências de cultura lúdica infantil rural, produzidos pelas próprias crianças são valorizados no contexto escolar e indica a necessidade de produção de novos estudos que se proponham a escutar as crianças e os processos de ensino e aprendizagem gerados por elas nas convivências com seus pares em grupos infantis.

Palabras clave : PROCESSO EDUCATIVO; CRIANÇAS; ZONA RURAL; BRINCAR.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )