SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2JUGANDO COMO UNA PRÁCTICA SOCIAL IDENTIFICADO EN UN GRUPO DE NIÑOS DE ZONAS RURALES¿QUIÉN ES EL ZARATUSTRA DE NIETZSCHE? ZARATUSTRA COMO EDUCADOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

SANTOS, VANESSA MATOS DOS  y  RIBEIRO, ANGELITA. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E RECURSOS MIDIÁTICOS NA ABORDAGEM DAS QUESTÕES RACIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.2, pp.261-282. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.23n2p261-282.

Este artigo relata uma experiência relacionada com a temática racial no ambiente escolar, mais especificamente na sala de aula. Entende-se que a prática pedagógica define, além de aprendizagens, comportamentos. Para tanto, a ação pedagógica é pensada com foco em instigar a reflexão dos alunos e despertá-los para o debate das questões étnico-raciais. Os recursos midiáticos são entendidos aqui como auxiliares e componentes das estratégias pedagógicas utilizadas pelo professor em situações de ensino e aprendizagem (rodas de leitura, autorretrato, análise de fotos etc.). A parte prática da pesquisa foi desenvolvida em uma sala de aula de 1º. ano da rede estadual, na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. As ilustrações e diálogos das crianças forneceram pontos que orientaram o trabalho. Observa-se, ao final, o papel do professor como principal mediador na desconstrução de preconceitos culturalmente enraizados.

Palabras clave : PRECONCEITO; PRÁTICA PEDAGÓGICA; RELAÇÕES RACIAIS; RECURSOS MIDIÁTICOS.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )