SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2O BRINCAR COMO PRÁTICA SOCIAL IDENTIFICADO EM UM GRUPO DE CRIANÇAS DA ZONA RURALQUEM É O ZARATUSTRA DE NIETZSCHE? – ZARATUSTRA COMO EDUCADOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

SANTOS, VANESSA MATOS DOS  e  RIBEIRO, ANGELITA. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E RECURSOS MIDIÁTICOS NA ABORDAGEM DAS QUESTÕES RACIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.2, pp.261-282. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.23n2p261-282.

Este artigo relata uma experiência relacionada com a temática racial no ambiente escolar, mais especificamente na sala de aula. Entende-se que a prática pedagógica define, além de aprendizagens, comportamentos. Para tanto, a ação pedagógica é pensada com foco em instigar a reflexão dos alunos e despertá-los para o debate das questões étnico-raciais. Os recursos midiáticos são entendidos aqui como auxiliares e componentes das estratégias pedagógicas utilizadas pelo professor em situações de ensino e aprendizagem (rodas de leitura, autorretrato, análise de fotos etc.). A parte prática da pesquisa foi desenvolvida em uma sala de aula de 1º. ano da rede estadual, na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. As ilustrações e diálogos das crianças forneceram pontos que orientaram o trabalho. Observa-se, ao final, o papel do professor como principal mediador na desconstrução de preconceitos culturalmente enraizados.

Palavras-chave : PRECONCEITO; PRÁTICA PEDAGÓGICA; RELAÇÕES RACIAIS; RECURSOS MIDIÁTICOS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )