SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Alegorias do contemporâneo: um diálogo entre Cosmopolis e Holy Motors índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

DIAS, Priscylla et al. Reinserção da pessoa com cegueira adquirida no sistema escolar. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, pp.7-20. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p7-20.

O objetivo deste trabalho foi conhecer o processo de reinserção de pessoas com cegueira adquirida no sistema escolar (ensino médio e superior) no Brasil, além de avaliar o tempo de retorno às atividades escolares, a acessibilidade, e os recursos mais usados para acessar o material pedagógico. Dessa forma, são raras as pesquisas sobre o processo de reintegração educacional das pessoas com deficiência visual, uma vez que as pesquisas que existem focam a adaptação curricular, nas barreiras de ingresso ao ensino, e no despreparo dos docentes em lidar com esse público. A pesquisa é qualitativa, utilizando o método quase experimental e a abordagem diferencial. Os dados foram coletados avaliando os padrões das respostas obtidas por meio das entrevistas (formulários), com a leitura e comparação das respostas para encontrar semelhanças e/ou diferenças, analisando as respostas de forma qualitativa e quantitativa, tomando como referência a literatura levantada a respeito. Como resultados, chegou-se à conclusão que as reações são diferentes, tudo em sua criação, condição física e meio social influenciou em suas decisões e vida escolar. Apesar de três dos quatro apontarem apenas dificuldades e não encontrarem facilidades, eles superaram os obstáculos e seguiram até o ensino superior, enquanto o quarto concluiu o ensino médio.

Palavras-chave : Educação Especial; Deficiência Visual; Acessibilidade; Reinserção Escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )