SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3A história da disciplina de contabilidade pública no ensino contábil brasileiro: das aulas do comércio (1808) ao ensino superior (1945)Português para estrangeiros: a interferência da interlíngua na escrita de alunos hispano-americanos: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

VIANA, Iêda. A rede municipal de ensino de Curitiba e suas relações com o processo de urbanização: a materialidade do espaço escolar. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, pp.55-73. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p55-73.

As mudanças na historiografia da educação permitiram o deslocamento de uma análise macro da escola para um olhar sobre o seu intramuros, considerado como território de produção de uma cultura própria, mas sem negligenciar o contexto social. Essa reorientação resultou, entre outras leituras, na abordagem do plano da cultura material escolar, cuja análise remete, entre outras dimensões, ao enquadramento do espaço escolar e dos instrumentos que dão suporte às práticas educativas. Este artigo tem como objetivo geral realizar uma análise contextualizada da implantação da rede municipal de ensino público de Curitiba em suas relações com o processo de urbanização, com um olhar voltado para a materialidade dos espaços escolares. A pesquisa é de natureza qualitativa, utilizando análise bibliográfica e documental. As informações obtidas permitem considerar a existência de uma sólida articulação entre a educação e as políticas mais amplas do município que se revelam na forma de apropriação do espaço escolar e nas práticas educativas que contribuem para orientar o desenvolvimento social e cultural da cidade, nos anos de 1960 a 1980.

Palavras-chave : Educação; História da Educação; Espaço Escolar; Práticas Educativas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )