SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3A rede municipal de ensino de Curitiba e suas relações com o processo de urbanização: a materialidade do espaço escolarMarcos e marcas da formação e do desenvolvimento docente em educação física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

BASTOS, Francisco Glauco Gomes; LIMA, Jean Custódio de  e  ARENA, Dagoberto Buim. Português para estrangeiros: a interferência da interlíngua na escrita de alunos hispano-americanos: um estudo de caso. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, pp.75-89. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p75-89.

Este artigo trata da interferência da interlíngua na produção textual de alunos hispano-americanos na aprendizagem de português como Língua Estrangeira (PLE). Esses aprendizes, sujeitos deste trabalho, embora tenham o inglês como língua oficial nos EUA, lugar onde vivem, têm também o espanhol como a língua de seus pais, que é falada no ambiente doméstico por toda a família e com outros conterrâneos devido à proximidade do Estado onde vivem (Arizona) com a fronteira mexicana. Diante do exposto, esta pesquisa, por meio de um estudo de caso, tem como objetivo analisar a produção escrita pela Análise Contrastiva de Erros (ACE) de uma turma de alunos hispano-americanos que cursam PLE em caráter intensivo na Universidade Federal do Ceará (UFC). Enfim, após tantas pesquisas na área, não se sabe ainda se há a possibilidade de se evitar totalmente o processo de fossilização da(s) interlíngua(s) durante a aprendizagem de uma LE, porém, pode-se trabalhar para que, por intermédio da conscientização de alunos e professores, dos resulta dos obtidos com pesquisas sobre os erros sistemáticos encontrados nas produções escritas, possa-se levar a interlíngua para patamares cada vez mais próximos a de um escritor nativo.

Palavras-chave : Interlíngua; Fossilização; Erros; Produção Escrita.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )