SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Marcos y marcas de la formación y del desarrollo docente en educación físicaMetáforas a la construcción de hipertexto en el entorno educativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

MATOS, Diulha Matos de; CARDOSO, Ana Lucia  y  ORTIGARA, Vidalcir. PIBID na formação de professores de educação física: expectativa e realidade. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, pp.113-126. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p113-126.

O texto tem como objetivo analisar o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), procurando compreender o que motiva os acadêmicos a participarem desse Programa. A investigação foi realizada com 21 bolsistas acadêmicos de Educação Física, que responderam a um questionário. Ancorados em autores que discutem políticas públicas e formação de professores no Brasil, realizamos a análise qualitativa e quantitativa dos dados que nos revelaram: os acadêmicos buscaram o Programa principalmente para obter a bolsa; mas ressalta-se a opção por intensificar os estudos teórico-práticos, de modo a qualificar a sua formação docente. O PIBID também colaborou para uma maior integração entre academia e escola pública, o que provoca alteração qualitativa tanto na formação inicial quanto na formação continuada de professores.

Palabras clave : Formação de Professores; PIBID; Educação Física Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )