SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3PIBID en la formación de professores de educación física: expectativa y realidadEl privilegio de la experiencia filosófica en el proceso educativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

CONTE, Elaine  y  BASEGIO, Antonio Carlos. Metáforas à construção do hipertexto no cenário educacional. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, pp.127-144. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p127-144.

Associado à compreensão das interfaces do ensino e da aprendizagem com as diferentes tecnologias, surge o hipertexto educacional numa perspectiva interdisciplinar e dinâmica, com um imenso potencial epistemológico, hermenêutico, emancipatório e social. Trata-se de investigar, pela via hermenêutica, os elementos constitutivos da educação contemporânea, a partir dos sentidos interativos e animados da linguagem hipertextual, que criam uma nova interface da formação possibilitada entre os diferentes olhares culturais e as formas de imersão no mundo. O trabalho enfatiza as concepções metafóricas que orientam o hipertexto, sustentando alguns conceitos contemporâneos no cenário educacional, que revelam a complexidade experimentada em rede. Concluímos que o hipertexto de narrativas digitais pode superar as limitações textuais que isolam ou fragmentam o discurso educacional, ampliando a rede de sentidos e significações, por meio da dinâmica eletrônica que permite muitas possibilidades de leitura metafórica.

Palabras clave : Metáforas; Hipertexto; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )