SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Metaphors for the construction of hypertext in the educational setting author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

PUCCI, Bruno. O privilégio da experiência filosófica no processo educacional. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, pp.145-155. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p145-155.

Este ensaio propõe-se a analisar o aforismo “O Privilégio da Experiência”, da Dialética Negativa, de Theodor Adorno, em diálogo com outros conceitos do mesmo livro, com o objetivo de lançar luzes e sombras sobre problemas culturais e educacionais contemporâneos. O aforismo é dividido em sete ideias-chave que se tensionam e se complementam ao salientar que a realização de experiências filosóficas formativas, de um lado, apresenta- -se como privilégio dos ainda não modelados por uma sociedade coercitiva e autoritária, que impede grande parte da população de ter tempo e acesso à verdade e à construção da objetividade, pela negação das condições sociais de educação; de outro lado, que a realização de experiências filosóficas formativas pode transformar-se em uma prática solidária e abrangente se os privilegiados assumirem a responsabilidade moral que lhes cabe, de atuação educativa e reflexiva junto a essa maioria que se adaptou como que completamente às normas vigentes. O ensaio busca ressaltar ainda que fazer experiência filosófica não é apenas contrapor-se intelectualmente ao objeto na procura de sua verdade; é também uma atividade eminentemente política, pois o sujeito do conhecimento, na tentativa de compreensão do objeto, persegue-o no contexto da realidade contraditória que marginaliza os que não se adaptam a ela, favorece o individualismo e impede o indivíduo de jure de tornar-se indivíduo de facto, com seus direitos e deveres.

Keywords : Experiência Filosófica; Dialética Negativa; Indivíduo de Facto; Formação Cultural; Educação Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )