SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3  suppl.esAtención educacional especializada a los niños pequeños con discapacidad: el caso de Mato Grosso do Sul índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Educação especial na perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.7-26. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp7-26.

Neste artigo discutimos os determinantes políticos e econômicos da educação especial no Brasil contemporâneo. Lançamos mão de um método analítico que busca apreender a realidade social objetiva reconhecendo sua condição constitutiva de totalidade e a análise por contradição. Compõem o debate categorias de análise como a privatização na educação, a responsabilização dos professores e a precarização das condições do trabalho docente, consideradas como necessárias para a compreensão das políticas educacionais vigentes por sua abrangência e presença nas políticas dirigidas às diferentes etapas e modalidades da educação nacional. Analisamos documentação representativa das políticas de educação especial, considerando-as expressão do processo e do resultado das disputas em cada momento histórico. Captamos e mostramos mudanças estruturais e conceituais da política de educação especial brasileira recente referentes à concepção de perspectiva inclusiva, às formas de atendimento, aos estudantes, professores e demais profissionais vinculados à educação especial. Discutimos as mudanças estruturais e conceituais presentes nas proposições políticas, traçando um exercício comparativo entre as Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica (BRASIL, 2001) e a Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2008a).

Palabras clave : Educação Especial; Política Educacional; Privatização; Responsabilização; Precarização do Trabalho Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )