SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3  suppl.esEducación especial en perspectiva inclusiva: determinantes económicos y políticosTrayectorias escolares de alumnos con Trastornos del Espectro Autista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

KASSAR, Monica de Carvalho Magalhães  y  MARCELO, Rondon Messias. Atendimento educacional especializado a crianças pequenas com deficiência: o caso de Mato Grosso do Sul. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.27-42. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp27-42.

Historicamente, a Educação Infantil e a Educação Especial têm sido marcadas pela presença das instituições privado-assistenciais, nem sempre com características educacionais. A aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 1996 (LDB/96) configurou a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica brasileira e a Educação Especial como modalidade da Educação Escolar. Desde então, a escola é entendida como o lugar - por excelência - de toda e qualquer criança. Apesar da crescente cobertura do atendimento da educação infantil e da educação especial, decorrente de políticas implantadas desde o final dos anos 1990, trabalhos acadêmicos denunciam a quase inexistência de crianças com deficiência entre a população matriculada na educação infantil. Sendo assim, o objetivo deste artigo é analisar a presença de crianças “da Educação Especial” na Educação Infantil, considerando o alcance do atendimento educacional especializado e a presença de instituições do setor público e do setor privado-assistencial na educação para essa faixa etária. Para este estudo, foram utilizados dados no INEP relativos a matrículas, tipos de escola e deficiência. O campo empírico foi o Estado de Mato Grosso do Sul. As análises são fundamentadas na perspectiva materialista histórica, que concebe as políticas públicas como parte da organização do Estado para o gerenciamento de tensões sociais.

Palabras clave : Educação Especial; Aluno com Deficiência; Política Educacional; Indicadores Educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )