SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3  suppl.esSpecialized educational services for young children with disabilities: the case of Mato Grosso do SulSpecial education, policies and contexts: the case of cariacica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

TALARICO, Mariana Valente Teixeira da Silva  and  LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Trajetórias escolares de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.43-56. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp43-56.

O presente estudo objetiva estudar a escolarização dos sujeitos com TEA no município de Campinas. Trata-se de um estudo descritivo que analisou os microdados do Censo Escolar-INEP, de 2009 a 2012, buscando identificar os alunos com TEA matriculados no município e mapear as trajetórias de escolarização dos alunos com Autismo. Foram entrevistados 18 familiares, para conhecer suas percepções em relação às trajetórias escolares desses sujeitos. Os resultados apontam um decréscimo de matrículas de alunos com TEA no município, sendo a maioria matriculada no Ensino Regular, no Ensino Fundamental, nas redes Estadual e Municipal. As trajetórias escolares mapeadas são quase sempre parciais (não aparecem em todos os anos pesquisados) ou incompletas, sugerindo alto índice de evasão escolar e os depoimentos dos familiares, embora reconheçam a contribuição positiva da escola, indicam a persistência de dificuldades de diversas ordens. Esse panorama requer políticas e ações do poder público, na área de formação de professores e arranjos educacionais capazes de atender, com qualidade, a população com TEA.

Keywords : Escolaridade; Transtorno Autístico; Família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )