SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3  suppl.esAtención educacional especializada a los niños pequeños con discapacidad: el caso de Mato Grosso do SulEducación especial, políticas y contexto: el caso cariacica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

TALARICO, Mariana Valente Teixeira da Silva  y  LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Trajetórias escolares de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.43-56. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp43-56.

O presente estudo objetiva estudar a escolarização dos sujeitos com TEA no município de Campinas. Trata-se de um estudo descritivo que analisou os microdados do Censo Escolar-INEP, de 2009 a 2012, buscando identificar os alunos com TEA matriculados no município e mapear as trajetórias de escolarização dos alunos com Autismo. Foram entrevistados 18 familiares, para conhecer suas percepções em relação às trajetórias escolares desses sujeitos. Os resultados apontam um decréscimo de matrículas de alunos com TEA no município, sendo a maioria matriculada no Ensino Regular, no Ensino Fundamental, nas redes Estadual e Municipal. As trajetórias escolares mapeadas são quase sempre parciais (não aparecem em todos os anos pesquisados) ou incompletas, sugerindo alto índice de evasão escolar e os depoimentos dos familiares, embora reconheçam a contribuição positiva da escola, indicam a persistência de dificuldades de diversas ordens. Esse panorama requer políticas e ações do poder público, na área de formação de professores e arranjos educacionais capazes de atender, com qualidade, a população com TEA.

Palabras clave : Escolaridade; Transtorno Autístico; Família.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )